domingo, 10 de março de 2013

Exercícios sobre Adjetivos (atividades)


Leia a tira a seguir, de Adão Iturrusgarai, para responder às questões 1 e 2.
(Folha de S. Paulo, 19/1/2005.)

1. Na tira, a personagem aponta algumas características do filme a que assistiu. Destaque os adjetivos que ela empregou para caracterizar:
a) o roteiro do filme
b) a trama
c) a montagem
d) as personagens

2. No último quadrinho, a personagem expressa sua opinião sobre os adultos.
a) Qual é essa opinião?

b) Se na frase dita pela personagem não houvesse a expressão mesmo assim, a opinião dela sobre os adultos seria a mesma? Por quê?

3. Muitos gêneros textuais, como os contos, as fábulas, os romances, a notícia, usam adjetivos e locuções adjetivas para descrever, ou seja, dizer como são, personagens, pessoas, objetos, lugares, etc. O texto a seguir é o início de um livro de aventuras e nele o narrador descreve as transformações do rio da aldeia em que ele vive. Leia-o e depois indique os adjetivos utilizados para caracterizar o riacho, o manguezal, as águas do lago e a praia.

A aldeia do Moonfleet fica a menos de um quilômetro do mar, na margem direita ou ocidental do rio Fleet. Esse riacho, tão estreito no ponto em que serpenteia junto às casas que alguém ágil é capaz de saltá-lo sem a ajuda de uma vara, alarga-se mais adiante, no manguezal salgado abaixo da cidade, transformando-se por fim num lago de águas salobras. Esse lago só é bom para aves marinhas, garças e ostras, formando um ambiente que nas Índias costumam chamar de laguna. A laguna é separada do canal aberto por uma praia imensa e horrorosa, ou ainda por diques ou pedras dos quais falarei mais tarde. Quando era criança eu pensava que esse lugar se chamava Moonfleet porque nas noites quietas, fosse verão ou inverno, a lua brilhava com muita intensidade sobre a lagoa [...].

(J. Meade Falkner. Moonfleet — O tesouro do Barba Negra. Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 22.)

4. Indique um ou dois adjetivos que normalmente expressa(m) a(s) característica(s) dos seguintes substantivos. Veja os exemplos:

faca — afiada, apropriada alimento — saboroso, saudável

a) roupa
c) fruta
e) relógio
b) sapato
d) letra
f) professor

5. Substitua a locução adjetiva pelo adjetivo correspondente. Veja o exemplo:

arranjo de flores — arranjo floral

a) roupas de jovens
d) carta com perfume
b) brincadeira de criança
c) era do gelo
e) carne de porco
Leia também:
Exercícios sobre Flexão dos Adjetivos

Exercícios sobre Adjetivo (2)


Nenhum comentário:

Postar um comentário