sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Aula sobre Pronomes


O PRONOME

Compare os pares de frases abaixo:
"Eu tentei fazer Susie ficar quieta". / "Eu tentei fazê-la ficar quieta".

"Ajude-me a bolar nomes pros insetos do João". / "Ajude-me a bolar nomes pros meus insetos".

Pronomes são palavras que substituem ou acompanham um nome, principalmente o substantivo.

Analise este texto, retirado da revista Recreio:

Se fosse um herói, o guaxinim nem precisaria de disfarce, pois ele já nasce com uma máscara ao redor dos olhos. Seu pêlo, que pode ser cinzento ou avermelhado, sempre tem anéis pretos na cauda.
Esses bichos têm seus truques: nadam e escalam árvores muito bem.

Todas as palavras destacadas do texto acima são pronomes. Elas fazem referência a uma outra palavra anteriormente expressa no texto. Qual é essa palavra?

EXERCÍCIOS
1. Leia esta piada:
E Cabral descobriu o Brasil. Na madrugada seguinte o grumete foi acordá-lo:
– Dom Cabral, Dom Cabral, Frei Henrique de Coimbra mandou chamar o senhor para assistir à Primeira Missa!
E Cabral respondeu:
– Estou muito cansado. Diga a ele que eu vou nas da dez. (Ziraldo)

a) A quem se refere o pronome lo?
b) E a quem se refere o pronome a ele?

2. Leia as frases abaixo, observando as palavras destacadas. A seguir, para evitar repetição, substitua-as por pronomes, procurando manter o sentido das frases.
a) Carregamos muitas bactérias no corpo e, por mais que a gente tome banho, não se livra das bactérias. Várias vivem na pele, na boca e no intestino. Sem perceber engolimos mais um montão de bactérias todos os dias. Mas, antes de fazer cara feia, é bom saber que as bactérias são necessárias.
b) Uma pessoa bateu na porta ontem à noite, mas a pessoa foi embora sem que eu a visse.
c) As verbas públicas serão repassadas aos prefeitos somente se os prefeitos fizerem bom uso das verbas públicas.
d) Filhos, por que ter filhos?

3. Reescreva as frases a seguir, passando para o plural as palavras destacadas e adaptando o que for necessário:
a) Eu sempre me preocupo com você.
b) Ele jamais se esquece dos amigos.
c) Eu não o conheço, mas ele trouxe para mim uma bela renda do Maranhão.
d) Eu disse que você não está escutando direito.
e) Ela sempre trabalhou sozinha.

4. Substitua por pronomes oblíquos as palavras destacadas nas frases, conforme o exemplo do item a:
a) Eu vi a menina passar por aqui agorinha mesmo. Eu a vi passar por aqui agorinha mesmo
b) Encontrei as crianças com os pés e as mãos sujas.
c) Meu pai conheceu ontem meu novo namorado.
d) Muito prazer em conhecer você!
e) Eu nunca prejudiquei meus colegas.
f) Joana não cumprimentou as colegas.
g) Ele fingiu que não viu a ex-namorada.
h) Vou enviar para você um exemplar de meu novo livro.

Leia também:
Exercícios sobre Substantivos (1)
Exercícios sobre Substantivos (2)
Exercícios sobre adjetivos
Aula com exercícios sobre verbos
Aula sobre Pronomes

Um comentário: