domingo, 10 de março de 2013

Exercícios sobre Adjetivos


1) Tanto no enunciado da parte superior do anúncio quanto no da parte inferior, destaca-se o emprego de adjetivos ou de locuções adjetivas.
a) Identifique os adjetivos e locuções adjetivas empregados nos dois enunciados.
b) Considerando a intencionalidade do texto, isto é, a finalidade com que ele foi criado, justifique o predomínio dessa classe gramatical.

2) O enunciado da parte superior do anúncio apresenta intencionalmente uma ambiguidade. Sem levar em conta a imagem, responda.
a) Qual parece ser, em princípio, “o sonho de toda mulher”?
b) Cruzando o texto com a imagem, que novo sentido ganha esse sonho?

3) Os adjetivos bonito e gostoso e a locução adjetiva com recheio participam da construção da ambiguidade, pois podem se referir tanto a uma pessoa quanto a um alimento. Supondo que se refiram a uma pessoa, o que seria uma pessoa “com recheio”?

4) O adjetivo incrível significa “aquilo que não é crível, isto é, aquilo em que não se pode crer”. No entanto o uso constante dessa palavra, principalmente em anúncios publicitários, tem modificado o seu sentido original. Que outros sentidos essa palavra pode apresentar na expressão “incrível calda de morango”

5) No canto esquerdo inferior, abaixo da vaquinha, se lê: “ a mais tenra tentação”.
a) Como é próprio da linguagem publicitária, o texto é econômico, não explicitando a que substantivo se refere o enunciado. No entanto é preciso depreendê-lo pelo contexto. Qual é esse substantivo?
b) Em que grau está o adjetivo tenra?
c) Por que esse grau é comum em textos publicitários?

GABARITO:

1) a) adjetivos: bonito, gostoso, novo, incrível, crocante, delicioso; locuções adjetivas: com recheio, de baunilha, de morango.
b) Sendo o anúncio um texto publicitário, cuja finalidade é promover um produto (no caso, um sorvete), é natural que se empreguem adjetivos capazes de ressaltar as qualidades positivas do produto.

2) a) Encontrar o homem ideal, que reúna as características “bonito, gotoso e com recheio”.
b)O de que o sonho feminino é saborear um sorvete que reúna essas qualidades.

3) Uma pessoa “com conteúdo”, isto é, que não seja apenas bonita, mas que tenha também qualidades interiores: caráter, inteligência, sensibilidade, etc.

4) Entre outras: maravilhosa, saborosa, insuperável.

5) a)É a palavra Milka, nome do produto, que aparece na vaquinha que está acima da frase.
b)No grau superlativo relativo.
c)porque frequentemente os anunciantes destacam seu produto como o melhor entre todos (daí as construções “o/a mais...”).

Português - linguagens:volume 2/ Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 7. ed.reform. - São Paulo: Saraiva, 2010.


Leia também:
Exercícios sobre Substantivos (1)Exercícios sobre Substantivos (2)Exercícios sobre adjetivos
Aula com exercícios sobre verbos
Aula sobre Pronomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário