domingo, 14 de abril de 2013
Revisão de concordância verbal e nominal
Objetivo
Revisar textos considerando o uso da norma-padrão da concordância verbal e nominal.
Conteúdo
Concordância verbal e nominal.
Material necessário
Cópias de textos (ou de trechos) produzidos anteriomente pelos alunos e gramática da Língua Portuguesa.
Desenvolvimento
1ª etapa
Leia as produções dos estudantes e selecione os aspectos relacionados à concordância verbal e nominal que sejam representativos das necessidades de aprendizagem do grupo. Marque nos textos os trechos em que aparecem o uso inadequado desse conteúdo. Lembre-se de que nesse momento o objetivo não é o aluno dominar a terminologia gramatical, mas compreender o fenômeno linguístico em estudo pelo uso.
2ª etapa
Comece apresentando algumas situações para a garotada observar o uso da concordância verbal. Por exemplo: "Os ladrões fugiu sem levar nada" e "Os ladrões fugiram sem levar nada". Problematize com os alunos os usos dessas concordâncias, esclarecendo que há a variação linguística em situações de uso oral, de acordo com a situação comunicativa, as na situação de escrita a gramática normativa defende que o verbo concorde com o sujeito em pessoa e número. Por exemplo: "O aluno saiu da sala e estava assustado" e "Os alunos saíram da sala e estavam assustados". Aponte outros casos de concordância verbal nas quais a turma apresenta mais dificuldade. Com o sujeito anteposto ao verbo: "Mãe e filho chegaram muito tarde em casa". Com o sujeito posposto ao verbo: "Chegaram muito tarde em casa mãe e filho". Com o sujeito constituído por uma expressão partitiva: "A gente vai à festa". Converse com os alunos sobre a necessidade das palavras "combinarem entre si" numa frase e explique que chamamos de concordância verbal quando se trata da combinação entre verbo e sujeito. Se necessário, apresente outros exemplos.
3ª etapa
Para o estudo da concordância nominal, utilize o mesmo procedimento, mostrando algumas situações de uso. Por exemplo: "Os homem estavam muito cansados" e "Os homens estavam muito cansados". Problematize com os alunos o uso mais adequado de acordo com a situação comunicativa. Comente que o primeiro exemplo é muito comum quando falamos e que o segundo é a forma defendida pela gramática normativa, usada na escrita. Mostre outros exemplos mais comuns, como a concordância do pronome com o adjetivo: "Essas noites enluaradas são encantadoras" (o pronome demonstrativo "essas" e os adjetivos "enluaradas" e "encantadoras" concordam com o substantivo "noites" porque o substantivo é feminino e está no plural). Comente com os alunos que nesse caso chamamos de concordância nominal a combinação do substantivo com o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo.
Flexibilização para deficiência visual com baixa visão
Coloque o estudante sentado na frente da sala e projete essas frases no telão em tamanho maior. Combine com ele maneiras de participar da atividade em harmonia com o grupo (por exemplo, ele deve levantar a mão quando quiser falar) porque ele nem sempre consegue perceber quem está prestes a falar ou para qual colega a professora deu a vez de participar.
4ª etapa
Apresente alguns trechos selecionados dos textos dos alunos para serem revisados coletivamente. Forme duplas ou trios e peça que leiam os trechos e identifiquem os aspectos que precisam ser revistos.
5ª etapa
Depois desse trabalho, devolva as produções a cada um dos estudantes para que trabalhem em duplas, revisando juntos os seus textos no que se refere aos aspectos discutidos. Solicite a reescrita do trecho revisado. Esse procedimento é importante para que se evite que o aluno fique reescrevendo várias vezes o seu texto por inteiro, o que pode causar cansaço e desinteresse.
6ª etapa
Depois de realizada a revisão, proponha a organização de algumas regras dos aspectos estudados. É interessante recorrer ao uso de uma boa gramática para comparar com as conclusões a que chegaram. Alguns itens possíveis:
- Concordância entre sujeito e verbo: 1) verbo depois do sujeito: "Gato escaldado tem medo de água fria"/ "Os homens foram corajosos". 2) verbo antes do sujeito: "De quem são estes livros?" e "Foram para onde os homens?".
- Concordância entre artigos, pronomes e numerais com os substantivos: "A menina possui muitas pulseiras e brincos coloridos" e "Os carrinhos e as panelinhas espalhados no chão fizeram-no escorregar".
- Concordância com o substantivo mais próximo: "Mágicos e dançarinas portuguesas fizeram o espetáculo" e "O paletó e a calça estão sobre a cama".
Avaliação
Estimule os alunos para que leiam trechos dos seus textos comentando as alterações que fizeram após as discussões. O que haviam escrito antes e o que puderam perceber e alterar? Observe o que aprenderam e o que ainda precisa ser trabalhado.
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