domingo, 21 de abril de 2013

Atividade sobre o gênero Texto Científico

Atividade 1
Leia o texto científico abaixo:
 
Definir é difícil

    Definir conceitos como “ciência”, “ideologia”, e “classe social” tem exigido inúmeras obras de fôlego, devido à complexidade das teorias envolvidas e à sua transformação histórica.
    Qualquer campo do conhecimento depara com essa dificuldade, em maior ou menor grau, sendo de boa praxe que os trabalhos de pesquisa coloquem, logo no seu início, como o autor vai entender os principais conceitos que utilizará, para diferenciá-los do que outros autores entendem ou utilizá-los como referência.
    Até termos usados na forma do senso comum podem se mostrar inadequados para um tratamento mais rigoroso, como veremos adiante.
    A definição que consideramos, de “acessibilidade”, surgiu no contexto de pessoas com dificuldades sensoriais de locomoção, audição, visão, fala etc., que encontram muitas barreiras para se integrar à vida cotidiana – os especialistas dizem que os ambientes não são “acessíveis” para elas.
    Se formos procurar num dicionário, encontraremos definições como “acessível: a que se pode ter acesso” e, por sua vez, “acesso: entrada, elevação, comunicação, assomo, passagem”. São noções vagas, que dão alguma idéia do problema mas não explicitam como definir se um ambiente é ou não acessível para todas as pessoas.
    Para contornar essa imprecisão, a norma técnica brasileira Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos – NBR 9050, da associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – definiu que acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações, espaço, mobiliários e equipamentos urbanos”. Essa definição pode ser expressa visualmente por um símbolo, como o da figura abaixo.
Fonte: Magalhães (2005, p.193-194).

Com base no texto, responda ao que se pede.
a) O que o título sugere? Justifique sua resposta com os dois primeiros parágrafos do texto.
b) Qual o problema identificado na definição de “acessibilidade”
c) Qual solução encontrada para contornar a imprecisão do termo “acessibilidade”?
 
Na atividade a seguir você exercerá a prática de encontrar os significados dos vocábulos em consulta ao dicionário, entendendo que as palavras, conforme o contexto, apresentam diferentes acepções. Desse modo, é importante que haja a interpretação dos vários sentidos que se dão à mesma palavra na compreensão de como as teorias são construídas.

Atividade 2
 Observe o exemplo abaixo sobre as definições do verbete: “Desenvolvimento”. Em seguida, procure no dicionário definições que abarquem os vocábulos a seguir. Ao fazê-lo, exponha os conceitos dos verbetes consultados com suas palavras:

DESENVOLVIMENTO:

é o aumento, a progressão, a ascensão. É também o contrário de subdesenvolvimento. Pode ser entendido, nessa mesma ideia de ascensão, como sendo o estágio de crescimento econômico-político de um país.  Pode-se, ainda, entender desenvolvimento como a construção de um projeto arquitetônico, o desenrolar de uma equação matemática 
ESTADO:
ÉTICA:
LIBERDADE:
TRABALHO:
Fonte: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ce/aula_05.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário