quinta-feira, 25 de abril de 2013

Atividades sobre Texto Crítico (1)


Atividade 1
 
Leia a resenha sobre o filme Despertando para a vida. Observe como a descrição do filme é feita pelo crítico. Veja se são abordados os aspectos mais significativos do filme. Em seguida, responda às questões.

A terra dos sonhos

Despertando para a vida, cujo título original é Waking Life, é um filme escrito e dirigido por Richard Linklater. O filme americano, cuja duração é de 96 minutos, foi lançado em 2001 e se sustenta como um dos filmes mais aclamados do ano. O filme mostra um rapaz que vive diversas situações e cuja experiência se divide entre o sonho e o real. No decorrer do filme, percebe-se que o personagem não sabe ao certo se sonha ou se está acordado. O filme tem início com sua chegada a uma cidade. O jovem pega carona com um desconhecido, sem saber qual será o seu caminho final (no decorrer do filme veremos que o destino do rapaz é sonhar). Ao questionar sobre para qual direção ele está sendo conduzido, o motorista desconhecido lhe responde: “viver é como seguir o movimento do rio; a única coisa que temos que fazer é seguir sua direção.” De fato, o filme tende a despertar o público para questões existenciais, para diferentes facetas do existencialismo. O filme é composto por situações nas quais diferentes personagens entretêm o rapaz, envolvendo-o em longas conversas, ou melhor, monólogos. Essa obra de Linklater traz diversos temas como a arte, a filosofia, a ciência, a sociedade e diversos outros temas da sociedade contemporânea. Trata-se de um filme para refletir, para despertar nossa consciência a respeito do sentido da vida. Junto com o rapaz do filme, o estudante que vaga pelas ruas, pelos corredores, vivendo entre o sonho e a realidade, nós seguimos adiante em busca por respostas, embora estas não possam ser respondidas. Trata-se de um filme que põe o telespectador diante do impasse entre o real e o sonho.   

Despertando para a vida é um filme feito em animação. Tal estratégia ressalta ainda mais o mundo onírico do sonho. É como se os personagens estivessem presos num espaço pintado em aquarela, cujas imagens são filmadas sobrepostas. O filme mostra um rapaz que vive preso no mundo dos sonhos. Mas qual é o real afinal? Será que a vida não passa de um sonho, ou será que sonhamos que vivemos quando na verdade somos o personagem de um sonho?

Rosanne B. Araújo

Exercícios:
Com base na sua leitura do texto, responda às questões propostas a seguir:

1. As informações a respeito do filme satisfazem sua curiosidade enquanto leitor?
2. Que gênero de filme é descrito na resenha? Suspense? Romance? Ficção científica? Arte? Drama? Justifique sua resposta.
3. Há informações técnicas a respeito do filme, como ano de lançamento, nome do diretor, personagens, nacionalidade do filme etc.?
4. A resenha crítica motiva você a assistir ao filme? Por quê?
5. O crítico dessa resenha conseguiu atrair a sua atenção enquanto leitor? Por quê?
6. Você se identifica com o enredo do filme?
7. Você acha que o título da resenha foi bem escolhido pelo autor? Caso não, sugira um outro título para o texto.

Fonte: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ce/aula_06.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário