sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aula sobre Texto Crítico

Vejamos algumas técnicas utilizadas por um resenhista:
1. Ressaltar o estilo do artista.
2. Situar a obra no seu tempo.
3. Registrar a importância de tal obra, demonstrando suas características principais.
4. Descrever a obra, fornecendo uma informação precisa e, ao mesmo tempo, evidenciar sua opinião, de modo a atrair a atenção do leitor.

Tendo em mente essas características, sigamos adiante, na análise de mais duas resenhas. Primeiramente você leu uma resenha sobre um filme. Agora você vai ler sobre um livro e, em seguida, sobre uma pintura.

Atividade
 
Leia a resenha disponibilizada a seguir, publicada na revista Bravo! (09/2008), sobre o livro Orgulho e preconceito, da escritora Jane Austen. Retire do texto as seguintes informações:

Tema:
Por que ler:
Curiosidade:
Trecho do livro:

RESENHA:
Orgulho e preconceito

 A inglesa Jane Austen (1775-1817) nasceu na cidade de Hampshire. Além desta obra, outras tiveram adaptações para o cinema e a tevê, como Persuasão, Emma, Razão e Sensibilidade, A Abadia de Northanger.
No interior da Inglaterra do século 19, cinco irmãs solteiras frustram a mãe, que gostaria de vê-las casadas e com o futuro bem definido. A chegada de um jovem solteiro e rico (Bingley) aonde moram causa alvoroço. Um amigo dele (Darcy) também causará impacto.
A aparente singeleza do enredo incorpora elementos que retratam um período decisivo na Europa pós-Revolução Francesa: o da ascensão da burguesia e conseqüente mobilidade social. A edição é bilíngüe.
É importante prestar atenção na criação primorosa de tipos e na ironia sobre a preocupação da mulher com o casamento. E nas sugestões sutis de independência feminina – tema do qual a autora se tornaria uma referência.

Vejamos uma passagem do livro: “Ela parou e viu com não menor indignação que ele a escutava com um ar que comprovava que estava completamente imune a qualquer sentimento de remorso” (pag. 203).

Fonte: Revista Bravo, ano 11, n. 133, set. 2008.

Reflexão:

Após a leitura desta resenha e da realização da atividade, qual a sua impressão a respeito da obra de Jane Austen? O texto lhe despertou curiosidade sobre a obra? De fato, trata-se de um livro que traz importantes temas tais como:
a) a maneira como a sociedade interpretava o casamento naquela época na Inglaterra
b) a forma como o tema do ‘amor’ era tratado
c) o tema psicológico presente desde o título: “Razão e sensibilidade”, revelando o dualismo que carregamos dentro de nós, entre ‘razão’ e ‘intuição’.

Fonte: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ce/aula_06.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário