Função metalinguística
Ocorre quando o código é posto em destaque.
Observe essa imagem:
A metalinguagem é um tipo de linguagem usada para descrever outra linguagem, é o ponto onde a linguagem se transforma num objeto para descrever a si mesma. A metalinguagem pode ser gramatica, mas também pode ter uma conotação mais livre como a empregada na poesia em que os versos falam sobre o ato de escrever versos.
Um exemplo de metalinguagem na poesia é:
Teus poemas, não os date nunca… Um poema
Não pertence ao Tempo… Em seu país estranho
Se existe hora, é sempre a hora extrema
Quando o anjo Azrael nos estende ao sedento
Lábio o cálice inextinguível…
Um poema é de sempre, Poeta:
O que tu fazes hoje é o mesmo poema.
(Mário Quintana).
A metalinguagem pode inclusive ser considerada um estilo de escrever, por exemplo, pois existem muitas formas de pratica-la. E mesmo sendo um conceito linguístico tão simples de ser compreendido a metalinguagem possui três variantes. As três formas de se fazer metalinguagem são incorporada, aninhada e ordenada.
A metalinguagem incorporada consiste em explicações contidas na própria linguagem, muitas vezes não há a intenção de se fazer uma metalinguagem, porém, não há como escapar. Um exemplo seria dizer que o cavalo X é marrom, o adjetivo marrom já constitui uma metalinguagem no fato de exemplificar que o animal é marrom.
Já a metalinguagem aninhada é aquela que apresenta níveis acima e abaixo, um bom exemplo é a classificação biológica dos seres vivos. Metalinguagem ordenada é criar uma linguagem para falar de outra linguagem e esse processo de criação de metalinguagem para explicar a linguagem anterior não tem fim.
Exercício:
Analise a tira em quadrinhos abaixo, de Laerte, e identifique a função metalinguística.
Leia também:
Aula sobre Função Referencial
Aula sobre Funções da Linguagem
Aula sobre Função Conativa (ou apelativa)
Aula sobre Função Emotiva (ou expressiva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário